A Ucrânia lidera na área da medicina reprodutiva devido a fatores contribuintes, não à tecnologia

Albert Tochilovsky, proprietário do centro de reprodução humana Biotexcom, contou ao Delo.ua sobre bebês projetados, rejuvenescimento corporal, ter filhos em um “útero artificial”, questões morais e éticas da medicina reprodutiva e assédio por parte das autoridades.

Parte 1

– Antes de discutirmos o mundo real, vamos falar sobre o futuro. Você poderia nos contar sobre as tendências mais interessantes na área da medicina reprodutiva? O que você acha que acontecerá no futuro próximo e qual é o papel da Ucrânia nessa área?

– Medicina reprodutiva é o futuro da humanidade. A edição do genoma é a primeira tendência pela qual países de língua inglesa, como o Reino Unido e os EUA, estão se esforçando. É praticamente um bebê designer. Você escolhe o cabelo e a cor dos olhos, habilidades e talentos de uma criança. A China já está editando o genoma e também um bebê imune ao HIV nasceu lá.

A segunda grande tendência é uma mudança para uma gravidez mais madura, entre os 50 e os 60 anos. A clínica Biotexcom já está realizando uma substituição mitocondrial, enquanto outras clínicas transplantam o núcleo celular. Dessa forma, o efeito da juventude é prolongado.

A terceira tendência e talvez mais importante é a ectogênese. É uma capacidade de gerar um filho fora do corpo humano e é simplesmente definido como um útero artificial, tipo de fábrica que vimos no filme Matrix. Penso que adquiriremos ectogênese dentro de 5-7 anos, e nossa clínica continua trabalhar nessa direção. Duvido, porém, que a Ucrânia nos permita fazer algo assim porque a Ucrânia tem medo de tudo. Muito provavelmente, a ectogênese será permitida nos Estados Unidos e no Reino Unido mencionados acima. O problema da urbanização está pressionando lá, enquanto apenas 2% da população está envolvida na agricultura. Esta é uma sociedade altamente desenvolvida, onde as mulheres constroem suas carreiras antes de atingir os 40-45 anos de idade e depois querem ter filhos. Atualmente, os imigrantes ajudam a resolver esse problema. Acredito que, no futuro, esse problema será resolvido com o uso de ectogênese e substituição mitocondrial.

Sobre o papel da Ucrânia… Há uma história instrutiva sobre o diagnóstico genético préimplantação. Esta é uma pesquisa embrionária antes de sua implantação no útero durante a fertilização in vitro, FIV. O método foi inventado em Kharkiv por Yuri Verlinsky. Para isso, foi instaurado um processo criminal contra ele. Ele teve que partir para os Estados Unidos, onde ele imediatamente assumiu a posição de pesquisador em Chicago. Décadas depois, seu método criado na Ucrânia retornou ao seu país. Aconteceu, porém, apenas quando Verlinsky se tornou famoso nos Estados Unidos.

Nesta fase, a Ucrânia é um líder na medicina reprodutiva, o que não é devido à tecnologia, mas aos fatores contribuintes, como a doação de óvulos porque a escolha é ótima e a barriga de aluguel, uma vez que é mais barato aqui do que em outros países. Se ele se transforma na tecnologia no futuro, será bom. Caso contrário, tudo terminará mais cedo ou mais tarde e os filhos das incubadoras serão criados por outros países.

– A ectogênese pode causar séria resistência moral e ética …

– Sabe, quando Beate Uhse começou a indústria do sexo, ela abriu a primeira sex shop do mundo. Desnecessário será dizer que a sociedade se opôs imediatamente, e se tornou uma inimiga número um. Ela lutou contra essa atitude. Então a indústria do sexo começou a produzir mais dinheiro que a agricultura. Agora Beate Uhse é uma empresária estimada e uma pessoa pública.

O sistema bancário também foi considerado prejudicial. Lembre-se de como os usurários foram censurados e tudo era semi-legal na literatura antiga. Atualmente, essa é a base da economia global.

Embora as pessoas tenham sido acusadas pelo posse de maconha desde os anos 60, hoje é um mercado promissor. Estamos falando sobre quem será a primeira pessoa a legalizá-lo e ganhar dinheiro com isso.

Depois que os primeiros carros foram desenvolvidos, toda a mídia exigiu proibir aqueles monstros de ferro após os primeiros acidentes rodoviários.

Agora, referindo-se à biologia. Assim que a FIV e as primeiras crianças in vitro apareceram, os países religiosos estavam proclamando que era uma tragédia. FIV foi legalizada em 10 a 15 anos.

A coisa principal que a sociedade precisa entender é que enfrentaremos uma grave crise demográfica e teremos que lidar com isso. Na conferência mundial de inteligência artificial, Elon Musk, um inovador que sente sutilmente o que está acontecendo, previu um colapso demográfico nos próximos 20 anos. Jack Ma o apoiou totalmente, declarando reduções no crescimento da população na China.

Embora isso pareça ser impossível no contexto de constante crescimento da população, vamos dar uma olhada na situação das principais cidades da Índia e da China. Se os habitantes de Pequim tiverem apenas um bebê para uma família, restarão 150 milhões de pessoas em sua cidade, o que levará a um forte despovoamento após uma geração. Como a migração não pode resolver esse problema, precisamos avançar na medicina reprodutiva.

– Se Musk destacou esse ponto, as notícias da imortalidade aparecerão em breve.

– Uma revolução tomará a lugar na biologia no futuro próximo. Vamos viver mais, por 300 e 500 anos. E melhor também. A princípio, essa tecnologia será loucamente cara, mas depois o custo diminuirá dez vezes. A questão é quem será o primeiro nessas tecnologias.

Todo o futuro está aqui, em biotecnologia. A indústria automobilística vai parar de lucrar, e é bem claro o porquê. Essa indústria será destruída pelo compartilhamento de carros. Um carro elétrico autônomo estará em todo lugar e poderá ser autorecarregado. Não haverá necessidade de carros particulares ou de táxi, apenas saia, coloque seu filho em um carro e envie-o para a escola, depois pegue outro carro e vá trabalhar. O terceiro carro será para o seu cônjuge, o quarto será para o segundo filho que frequenta um jardim de infância. Esses carros serão levados por outras pessoas. Consequentemente, 10 a 15 pessoas podem usar um veículo. É semelhante a um táxi, mas sem pagar pelo serviço e reabastecimento do motorista.

O povo ucraniano fala muito sobre o software. Mas não permanecerá um klondike por muito tempo. É uma criação de código, terceirização. Existem os programas que podem executar o trabalho de um programador.

Portanto, os países líderes estão ansiosos por biotecnologia que, em breve, constituirá metade do PIB em muitos estados. Mas se a Ucrânia entende isso, se os nossos funcionários entendem isso? Acho que não, porque apostamos na agricultura. Precisamos de mais pessoas que entendam a indústria, não de quem fala. Atrevo-me a dizer que há uma necessidade do Comitê de Biotecnologia em Verkhovna Rada. Tudo está ficando mais barato, tudo pode ser produzido. A biologia é uma exceção à regra.

– Então, como a Ucrânia se mostra tão bem na reprodução humana, se não há lá? Qual a diferença entre nós e os outros países da Europa?

– A vantagem da Ucrânia é que essa área ainda não está bem regulamentada em nosso país. Portanto, era possível coletar todas as tecnologias que geralmente existem. Os estrangeiros veem nosso desempenho, se na Alemanha é de 15 a 20%, portanto, temos 60% de sucesso desde a primeira tentativa.

Por que é assim? Porque você pode transferir um embrião já no segundo dia na Alemanha. É isso que está errado em termos de sobrevivência fetal. No segundo dia, você não sabe exatamente qual embrião precisa transferir. O fator masculino, por exemplo, aparece apenas no terceiro dia. Mais uma coisa é a apoptose e a mortalidade embrionária, que podem ser encontradas em muitos espermatozóides. No quinto dia, quando os fracos morrem, fica claro que embrião precisa ser transferido. Na Alemanha, eles consideraram a transferência de um embrião como uma espécie de seleção; os demais embriões foram congelados. Como resultado, a porcentagem de resultados positivos havia caído bastante.

Na França, existe um problema sério com a doação de óvulos. As autoridades éticas permitiram lá apenas doações de ovos não comerciais. Isso significa que uma mulher que quer dar à luz deve trazer uma amiga sua, que dará seu óvulo, após o que a futura mãe expectante será colocada numa fila. Qual é a chance de uma mulher de 40 anos ter um amigo de 20 anos com células jovens? É bem pequeno. Ela traz a amiga de sua idade; como resultado, alguém recebe os mesmos óvulos maduros. A eficiência se move acentuadamente para zero.

Como resultado, devido a questões éticas, todos vão para a Espanha. Mas há uma falta de doadores, só um doador por seis pessoas. Os embriões podem estar meio mortos.

Depois de 10 a 12 tentativas, os europeus vêm até nós – e eles têm sucesso em qualquer um dos nossos programas desde o primeiro ciclo. Dizemos que sim, você pode economizar muito dinheiro. Mas ninguém quer economizar nessa questão em particular.

– É uma situação dupla: por um lado, obtivemos bons resultados, mas, por outro lado, eles não gostam do próprio país.

– A guerra na Ucrânia levou a uma atitude negativa. Os franceses sugerem-nos a criação de uma clínica em um país civilizado como a Argélia ou o Marrocos. Pergunto a eles: “Esses países estão na África, então qual é a diferença?” Eles respondem que é errado comparar esses países, porque o nível da Ucrânia é mais baixo. Os europeus pensam que o nível da Ucrânia é mais baixo do que em muitos países africanos! E isso é uma tragédia. É difícil provar sua marca. Nós – Biotexcom – já provamos isso. Os clientes vêm até nós, não imediatamente, mas ainda assim eles estão chegando. Depois de 5-15 tentativas fracassadas lá, eles vêm até nós e obtêm uma tentativa bem-sucedida desde a primeira tentativa.

– Talvez o problema esteja na falta da publicidade?

Todo mundo faz publicidade – nós, os espanhóis, os tchecos. Mas as pessoas não acreditam em publicidade. Eles se reúnem em grupos, nos fóruns, seguem a eficácia. Eles veem que nossa taxa de sucesso é muito maior e vêm aqui. Mas a imagem do nosso país não é tão boa quanto queríamos. Mesmo quando eles falam em trazer um investidor aqui … Vamos ser honestos, quantos casos já aconteceram em que um empresário vem aqui, mas não fica aqui por muito tempo. Cada vez que um novo governo vem e promete que isso nunca mais acontecerá. Que eles não vão mais enganar. Mas em 28 anos, a Ucrânia ganhou a imagem de nunca dizer a verdade. Além disso, estes não são algum tipo de bandidos, são autoridades, órgãos e promotores.

– Você não gosta muito de autoridades ucranianos, não é?

“Por que é que eu deveria gostar deles?” Eu não gosto deles, especialmente os procuradores, pois eles já fizeram 10 atos contra mim em relação aos territórios ocupados. O último caso foi até engraçado. Emprestei dinheiro a uma pessoa, ele não a devolveu e, em uma construção judicial, eles escreveram que eu teria aproveitado sua confiança para emprestar seus fundos … É claro que é ridículo, mas esses casos nos forçam estar envolvido em um completo absurdo por vários anos, em vez de resolver casos graves.

Em geral, é muito interessante observar a Ucrânia no processo de globalização, com fronteiras abertas. Kiev ainda vive bem, mas o resto do país … Veja, o estado convence-nos ao patriotismo, mas os jovens ainda continuam deixando nosso país e se tornam patriotas do Canadá, Portugal, Espanha, EUA. A bandeira ucraniana está pendurada em suas casas, mas eles moram lá e pagam impostos também lá. Se não tomarmos medidas estratégicas e não escolhermos as áreas de desenvolvimento, problemas sérios nos aguardam.

– De que medidas você está falando?

– O mais importante é proibir a intervenção das agências policiais no nosso trabalho. Agora — todos observaram isso — se tornou muito mais fácil. Mas temos medo de que essa seja uma promoção publicitária de curto prazo. Há um sentimento de que estou sendo enganado. Chegou um novo governo, as coisas acabaram bem, mas não por tanto tempo, mais cedo ou mais tarde eles perceberão que é possível afastar o negócio. Eu simplesmente perdi minha fé. Conheço milhares de casos que ocorreram com meus amigos, com negócios e todos são negativos. Então, todos estão rezando para que a atual situação calma dure pelo menos um ano ou dois, que dará uma chance ao empreendedorismo ucraniano.

– Talvez você precise de novas leis que ajudarão sua indústria?

Nossos políticos estão acostumados a carregar o populismo. Veja bem, foi um caso em que uma boa lei sobre transplantologia poderia ser adotada para salvar as pessoas. O deputado saiu e disse que os rins serão cortados para um apartamento comunitário vencido. Na verdade, existem muitos populistas, mas há falta de pessoas inteligentes que levam o país adiante. Em 20 anos, todos concordarão com isso, mas hoje …

– Há um escândalo desagradável relacionado ao Biotexcom: o ex-procurador geral Yuriy Lutsenko declarou que uma criança ucraniana foi levada para fora do país. Como é que você pode comentar isso?

– Isso aconteceu em 2011, cinco anos antes de eu comprar a clínica e, francamente, ainda não descobrimos a situação. O esperma do homem – e isso era um casal italiano – entrou em um recipiente. Hoje em dia, isso é impossível, para qualquer um de nossos programas de barriga de aluguel, os clientes devem vir aqui adicionalmente para fornecer uma nova amostra de sêmen. E a partir deste ponto, surgem dúvidas.

Ou o esperma não era originalmente dele, ou a embriologia estava errada, ou as amostras poderiam ser misturadas durante a transferência do cateter. De acordo com as nossas leis, para que os pais sejam reconhecidos, deve haver um relacionamento genético com um deles. Nesse caso, descobriu-se que os dois pais não eram geneticamente relacionados a uma criança.

Existe um MAS. Os procuradores disseram que se tratava de tráfico de pessoas, embora seja óbvio, que, nesse caso, é apenas uma possível violação dos padrões médicos, mas não um crime.

Decidimos não abordar a questão de discutir sobre certo-errado, mas compensar todos os custos para o casal italiano. Agora, felizmente, a possibilidade de tais erros é excluída. As incubadoras de tablets apareceram, cada cliente tem sua própria porta separada. A propósito, os americanos ainda não os usam, portanto ainda têm casos em que os embriões são misturados.

Entrevistado por Dmitry Bunetskiy, especialmente para Delo.ua

A referência a fonte: :
https://delo.ua/business/ukraina-lidiruet-v-reproduktivnoj-medicine-ne-za-358495