Aos 40 anos, a mulher pode lentamente gerar crianças e dar à luz geneticamente a sua própria criança! E isso não é baseado nos óvulos congelados.

Hoje as mulheres de 40 anos para cima e também aquelas, quem passou por muitas tentativas de FIV, podem engravidar e parir geneticamente a sua própria criança. Isto tornou-se possível com o aparecimento do procedimento da doação das mitocôndrias.

As mitocôndrias são órgãos celulares, que transformam os nutrientes em moléculas, e quais são a reserva de energia universal para todos os processos do organismo. As mitocôndrias , como central energética, fornecem a energia necessária e dão aos órgãos a possibilidade de desempenhar as suas funções de alta qualidade.

Frequentemente, as mitocôndrias dos óvulos das mulheres de 40 anos para cima já têm atividade funcional baixa. E é isso que impede a concepção bem sucedida. As razões das numerosas tentativas frustradas de FIV também poderia ser uma actividade das mitocôndrias baixa.

Portanto, a colocação das mitocôndrias doadas com actividade funcional alta permite as mulheres inférteis a engravidar por causa de FIV. Como é que occore o procedimento de doação das mitocôndrias?

As mitocôndrias saudáveis quais têm atividade funcional são extraídas de óvulo doado e, depois, são combinadas com celas da paciente. Após isso, é realizado a inseminação com esperma e transferência doembrião saudável à cavidade uterina através de FIV.

Importa salientar o facto que o doador das mitocôndrias não é o pai da criança! As mitocôndrias que se fornecem o doador são inferior a 1% da genética da criança. Então, as mulheres-doadores não terão nenhuns direitos ou deveres legítimos em relação a criança, e elas serão anónimas.

O programa de doação das mitocôndrias tornou-se o avanço em medicina reprodutiva, em particular em RMA. Pelo todo o mundo o problema de infertilidade quebra recordes, e hoje tais programas como maternidade de substituição e doação de óvulos são muito populares. Por causa deles anualmente milhares de casais tornam-se os pais. A doação das mitocôndrias permite a mulher a gerar e dar à luz por si mesmo, e manter a genética dos pais na futura criança.

A Ucrânia sempre tinha mais vantagens no desenvolvimento da indústria de RMA, em particular exploração legal dos programas da maternidade de substituição e doação de óvulos. Hoje a clínica ucraniana «BioTexCom» propõe aos seus clientes o projeto da embriologia de classe mundial – programa de doação das mitocôndrias. O programa «a criança de três pais» vai permitir milhares de mulheres inférteis de todo o mundo gerar e dar à luz por si mesmo.